os primeiros passos

8.5.11

O gosto pela fotografia não sei bem como e quando começou.
Frequentei, em tempos, um curso de desenho e pintura que definitivamente me marcou. Não pelo descoberta do meu talento para pintar ou desenhar, porque esse não nasceu comigo, mas pela descoberta de aprender a olhar para o efeito que a luz tem sobre os objectos. Perceber a forma das sombras, as tonalidades do céu, as prespectivas das ruas... fez-me definitivamente olhar com olhos de ver!
Depois desse curso veio o M., que desenterrou das gavetas da memória do pai uma velhinha máquina fotográfica, a Miranda. Entendi pelos olhos do M. como funcionava o mistério da fotografia, apaixonando-me devagarinho (pelo dois... pelo M. :) e por fotografar) e ele ofereceu-me uns tempos mais tarde uma Pentax P30T, linda, num embrulho azul brilhante. Inesquecivel!
Depois entrámos na aventura de revelarmos em casa, num quarto improvisado, os muitos rolos que íamos coleccionando. O ritual do ampliador, o escuro completo e ver aparecer nos líquidos o resultado das fotografias é muito divertido... Depois apareceram as máquinas digitais, com custos muito muito mais baixos, com resultados muito muito mais rápidos, ótpimos para experimentar e aprender muito muito mais depressa!
Para matar saudades ainda surgiu uma outra máquina de película, a Kiev,(na foto) pequenina, rudimentar e um verdadeiro desafio à imaginação...

Assim, a haver culpados iniciais por esta paixão são o meu professor de pintura, o prof. Brito, e o M. que me pegou o bichinho de transformar o mundo num olhar quadrado!

P3088803

O passar do tempo e a maravilhosa tecnologia fizeram com que me cruzasse em caminhos virtuais com a Mariana Sabido. Segui o seu blog por algum tempo e comecei a ter vontade de levar a máquina fotográfica comigo para todo o lado por ver as suas fotografias tão inspiradoras com uma beleza tão subtil. Num mail que trocamos recordo-me de ela me ter dito que para tirar boas fotografias é preciso fotografar muito e mais e mais!!!
No blog da Mariana surgiu um dia um link para um outro blog da Jackie Rueda que me maravilhou com fotografias cheias de luz e cor e alegria. Frquentei o seu L'Atelier, um workshop online, que me fez apreciar cada detalhe do meu pequenino mundo e perceber que em cada momento há uma beleza que pode ser captada, basta saber olhar...

Muitas outras pessoas me foram inspirando para continuar.
Muitas nem o sabem...
A todas, muito obrigada!

Poderá ter interesse em...

2 comentários

  1. :)

    Gostei da simplicidade do blog, tem um ar limpinho...

    Gostei dos textos, algumas das tuas memórias que falas ainda estão presentes nas minhas :D.

    Beijinho,
    Jota

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Jota! :)
    Espero que continues a gostar de passar por aqui...

    ResponderEliminar

Blogs favoritos



Segue-me no Facebook

Arquivo do Blog